No momento, você está visualizando Eleições 2022: WordPress e sites de candidatos à presidência

Eleições 2022: WordPress e sites de candidatos à presidência

Estamos a menos de duas semanas do primeiro turno das eleições de 2022. Já se perguntou como está o uso do WordPress pelos candidatos à presidência? Fiz um rápido levantamento e estou compartilhando aqui no post.

Há alguns anos dei uma palestra no meetup WordPress de Curitiba sobre a presença do WP no mercado político. A palestra, embora chatíssima – desculpa, pessoal! – mostrava como o WordPress estava consolidado como preferência de partidos e candidatos.

Atualmente, a tendência parece ser mais uso de redes sociais do que sites (essa tendência não é nova, nem brasileira, mas isso é papo para outro post). Infelizmente, parece que o WordPress vem perdendo espaço para outras plataformas.

Metodologia

A lista de candidatos e seus sites consta no site do TSE e a ordem deles aqui no post segue o resultado da pesquisa mais recente da Datafolha.

Muitos candidatos cadastraram vários links, a esmagadora maioria redes sociais. Para determinar “o” site, usei o URL que não é nenhuma rede e que contém o nome do candidato.

Se notar qualquer incoerência, por favor, me avise.

Candidatos

Lula (PT 13)

Captura de tela do site https://lula.com.br/

O site do Lula é feito em WordPress, aparentemente pela Ative.

Alguns destaques interessantes:

  • Elementor: O site usa Elementor, pelo menos em algumas páginas como https://lula.com.br/zap/;
  • Pasta de plugins: Embora a equipe de desenvolvimento tenha trocado o padrão /wp-content/plugins por /modulos-sites
  • API REST: …escolheu manter a lista de usuários WP aberta em https://lula.com.br/wp-json/wp/v2/users.
  • Yoast: Embora os comentários do Yoast SEO tenham sido removidos, pelo link acima é possível identificar o uso da versão premium do plugin.

Bolsonaro (PL 22)

Dos sites cadastrados pela candidatura de Bolsonaro, o que melhor se encaixa nos critérios que fixei é o do link acima. É meramente um hub, feito com HTML puro, com os links para suas redes sociais. O site parece ter sido feito por Rogerio Cupti de Medeiros Junior, assistente de Carlos Bolsonaro.

Um dos links cadastrados é um blog de toda a família: https://familiabolsonaro.blogspot.com/?m=1. Fiquei na dúvida se o visual tosco é intencional ou não, mas de qualquer forma, como a página serve aos outros candidatos do clâ Bolsonaro, preferi usar o outro site.

Ciro Gomes (PDT 12)

O site de Ciro Gomes usa Next.js e Strapi.

Esse foi um pouquinho mais complicado de decifrar. Vendo as requisições no Developer Tools do Chrome, vi uma requisição para uma API: https://backend-prod.ciro.app.br/api/projetos. Acessando o link diretamente, vi x-powered-by: Strapi nos cabeçalhos de resposta.

Simone Tebet (MDB 15)

O site da Simone Tebet é feito em WordPress, aparentemente feito pela Rino3. Como no site de Lula, a lista de usuários também está disponível na API REST. Estão usando a versão padrão do Yoast.

Soraya Thronicke (União 44)

t

O site de Soraya é feito no Wix. É um caso curioso porque o site não parece ter sido preparado para a sua candidatura à presidência, mas para seu atual mandato como senadora. Mesmo assim, o site parece ter sido lançado somente depois que o União Brasil trocou Luciano Bivar por Soraya.

Vera (PSTU 16)

A candidatura de Vera está usando o bom e velho HTML puro.

Sofia Manzano (PCB 21)

O site de Sofia Manzano parece estar usando React. No CSS, o Tailwind parece ter sido a principal opção.

Pequeno destaque aqui para o deslize logo no banner principal. O pessoal da campanha não reparou na frase repetida “Por um programa por um programa”.

Felipe D’Avila (Novo 30)

O site de Felipe D’Avila é feito em WordPress. Neste site, a Animus parece ter escolhido o tema Divi com um tema descendente. Assim como Lula e Simone Tebet, a lista de usuários pode ser vista pela REST API, bem como o uso da versão padrão do Yoast.

Resumo

CandidatoSiteCMS
Lulalula.com.brWordPress
Bolsonaroapp.bolsonaro.tvHTML puro
Ciro Gomescirogomes.com.brNext.js + Strapi
Simone Tebetsimonetebet.com.brWordPress
Soraya Thronickesorayathronicke.com.brWix
Padre KelmonSomente redes sociais (do Roberto Jefferson)
Veravera.pstu.org.brHTML puro
Sofia Manzanosofiamanzano.com.brReact + Tailwind
Felipe d’Avilafelipe30.com.brWordPress
Léo PériclesSomente redes sociais
Constituinte EymaelSem nenhum site

Menção honrosa: bolsonaro.com.br

O domínio bolsonaro.com.br é um caso à parte. Depois de ficar disponível por falta de pagamento, o domínio foi comprado por um empresário e agora seu conteúdo é exatamente contra Bolsonaro.

O site foi construído no Squarespace.

Conclusão

Dos 11 candidatos à presidência somente 3 estão usando o WordPress em seus principais sites. Dois cadastraram somente redes sociais no TSE.

Com tempo de televisão reduzido, os candidatos estão apostando ainda mais na comunicação digital e o foco parece ter migrado de sites para redes sociais (e potencialmente grupos de WhatsApp).

Mesmo perdendo relevância, sites e domínios continuam tendo importância e visibilidade. Especialmente domínios que contém o nome do candidato.

Este post tem 6 comentários

    1. Felipe Elia

      Legal, Thiago! Obrigado por compartilhar.

      Sobre a frase, o que quero dizer é que acessando o endereço https://lula.com.br/wp-json/wp/v2/users é possível ver a lista de todos os usernames de usuários registrados no WordPress. Não é um problema de segurança, mas é algo que alguns sites optam por esconder para dificultar ataques de força bruta e similares.

      Abs!

  1. Fernando da Cruz

    Felipe Elia para Presidente, por um WordPress Open Source para todos! rsrs Já é. Diferente da maioria dos políticos, esse já ajuda muito a comunidade WP. E que tal por temas e plugins premium mais acessíveis?
    E ai conhecem algum candidato com pautas para desenvolvedores e até diretamente sobre WP?

    1. Felipe Elia

      hahaha vou anotar aqui para usar daqui a 4 anos, Fernando! Valeu pelo comentário 🙂

Os comentários estão encerrados.